A revolução dos dados nos negócios e na vida, está transformando nossa forma de viver e de operacionalizar processos. Somos montanhas de dados que geram informações do momento que nascemos, quando nos tornamos um número de CPF, até a nossa morte. Os dados estão no centro das inovações digitais da atualidade, gerando cruzamentos de todos os tipos e indicando tendências de comportamento. No mundo dos negócios permite atender expectativas de clientes e melhorar a experiência deles usando produtos e serviços. Mas como tirar o máximo de proveito deste recurso?
Hoje, o ambiente de negócios supercompetitivo precisa constantemente se reinventar e ampliar o ritmo de inovações. Sendo assim, os dados são a força condutora deste movimento, são capazes de nos despertar insights que podem melhorar a inteligência do negócio nas diversas organizações. Eles também tornam um determinado negócio mais relevante, prevendo tendências, identificando gargalos para o consumidor e serviço, melhorando a experiência do usuário e analisando a concorrência.
Dessa maneira, empreendedor precisa estar atento à captação e uso dos dados como uma ferramenta importante, independentemente do tipo de organização. Startups ou organizações privadas de diferentes portes precisam se manter competitivas e uma excelente opção neste sentido é a atualização e inovação através dos dados.
De fato, a revolução causada pelos grandes volumes de dados, Big Data, está apenas no início e você precisa estar pronto para lidar com este fenômeno. Desse modo, os impactos como redução de custos, precisão no desenvolvimento de novos produtos, otimização de promoções e decisões empresariais fundamentadas são apenas algumas consequências.
Quer tornar o seu negócio mais competitivo? Conheça mais sobre os programas de Aceleração da Rede+ no nosso site: Clique aqui!
Conheça melhor seus clientes
Como entender melhor seu cliente e servi-lo de uma forma que atenda (e supere) suas expectativas? Dados que alimentam a inteligência artificial, por exemplo, podem identificar gargalos operacionais e ajudar a oferecer soluções para determinados problemas. Não dá para empurrar um produto ou serviço a força para um cliente, posto que as novas gerações estão vacinadas contra determinados tipos de ações de marketing tradicionais e ultrapassadas. Consequentemente é preciso ter uma abordagem mais inteligente e só os dados podem ajudar.
Os clientes hoje querem ter experiências personalizadas com uma marca. Dessa forma, eles se sentem mais próximos e se engajam melhor com uma empresa que os conhece e entende as suas necessidades. Assim, há uma preferência por sites e aplicativos que são altamente personalizáveis, oferecem sugestões e indicações baseados em escolhas e avaliações anteriores e novas opções baseadas em seus históricos de compras ou comportamentos nestes canais de venda.
Inclua os dados e o analytics em sua rotina no processo de negócios. O analytics, por exemplo, é uma peça central na estratégia, foco e investimentos de uma organização, segundo a consultoria Gartner. Já que este tipo de ferramenta permite entender o comportamento dos clientes, compreender melhor seus desejos e aquilo que não é do seu interesse. Os dados capturados a partir da interação com os clientes são capazes de mudar completamente a forma como fazemos negócios, planejamos campanha e alcançamos nossa audiência e clientes.
Tenha agilidade
Startups e pequenas empresas que precisam se manter competitivas devem investir em ferramentas capazes de dar agilidade ao negócio. Isto pode ser feito a partir de uma coleta e tratamento de dados de qualidade. Os dados são coletados de múltiplas fontes e canais e precisam ser analisados e revisados de forma precisa. Somente assim é possível ter ideias claras de que tipo de estratégia de negócio desenvolver. Esta agilidade demanda uma eficiência na gestão da informação.
A mobilização mais rápida também podem vir a partir da expressão de opiniões, críticas e insatisfação dos clientes manifestadas por meio de mídias sociais ou canais de feedback. Ao ter inteligência necessária para ouvir estas demandas, é possível ter insights destes dados, dar respostas mais ágeis e atender às demandas destes clientes de modo mais rápido e preciso.
Preveja o futuro
Um dos focos mais importantes para as empresas no que diz respeito ao Big Data é a possibilidade do uso destes dados massivos para realizar análise preditiva. Esta ferramenta permite que as companhias estejam bem informadas para tomar decisões sobre o futuro, não apenas baseadas em seu histórico.
Dados, algoritmos estatísticos e robôs são usados para fazer análises probabilísticas sobre resultados futuros a partir do seu histórico. Com estas ferramentas é possível detectar fraudes, otimizar campanhas de marketing, melhorar a operação da organização e reduzir riscos.
Use dados que já existem
Toda empresa e todo consumidor são grandes produtores de dados. Tire proveito disto. Pequenos negócios e empreendedores têm um mercado mais limitado para capturar dados, mas há chances de que alguém já tenha coletado a informação que você precisa. Por isso, busque startups que ofereçam compartilhamento de dados.
Explore o Google como um lugar para começar a buscar dados comerciais para melhorar sua organização. Google Trends e Google Analytics oferecem informações em tempo real sobre performances chave, como comportamentos, tendências locais e influências globais – que podem ser bastante úteis para um planejamento.
Ajuste seus processos
Pequenas empresas devem rastrear suas ineficiências, porque elas podem levar a perdas ao longo do tempo. Em resumo, estamos falando de ligações perdidas, respostas lentas, perda de tempo nas entregas ou o não aproveitamento do tempo de modo eficiente. Ou seja, sempre há formas de reduzir gastos, muitas vezes com pequenos ajustes e baixo investimento. Coletar dados sobre os seus processos, colocá-los lado a lado e comparar os históricos podem ajudar a ver os locais onde perdas podem estar acontecendo.
Dados são fundamentais para negócios modernos. Quanto mais informações empreendedores poderem coletar, analisar com precisão e usar de modo efetivo melhor suas chances de sucesso. O caminho não é ficar sobrecarregado com grande volume de big data disponibilizado hoje. Pois isto pode fazer com que empreendedores fiquem paralisados pelo medo, dúvida e indecisão. Sendo assim, use os dados para tirar vantagem, tomar decisões e não perder boas oportunidades, e lembre-se: de nada adianta a captação e volume de dados, sem uma inteligência eficiente que saiba ler, interpretar e direcionar melhorias e inovações a partir destas informações. Dados são um excelente material para melhorar a experiência do usuário, mas não funcionam sozinhos.