O modelo híbrido de trabalho trará neste ano uma disrupção semelhante à que o trabalho remoto promoveu em 2020. Sua empresa está preparada?
Antes mesmo de a pandemia de coronavírus chegar ao Brasil, quase 4 milhões de pessoas já trabalhavam em home office. Com o início da crise sanitária e o consequente confinamento, o modelo de trabalho remoto se tornou então o padrão para ao menos 43% das empresas brasileiras.
Muitas companhias adotaram esta modalidade de trabalho de maneira inesperada em 2020 e, por conta disso, vários gargalos surgiram.
Porém, diversas pesquisas e percepções de especialistas indicam que o trabalho flexível veio para ficar.
De acordo com o 2021 Work Trend Index, por exemplo, mais de 70% dos trabalhadores querem que as opções flexíveis de trabalho continuem, enquanto cerca de 65% gostariam de passar mais tempo pessoalmente com suas equipes.
Que tal, então, juntar o melhor dos dois mundos?
O que é o trabalho híbrido?
O trabalho híbrido é um modelo combinado entre o trabalho em casa e a presença na empresa. Em alguns modelos, parte dos colaboradores voltam ao local de trabalho e outros continuam em home office. Mas também é possível que parte da rotina seja cumprida remotamente e parte no escritório designado pela companhia.
Esta modalidade deverá integrar permanentemente o mercado de trabalho, de acordo com a expectativa de 95% dos executivos entrevistados em pesquisa da consultoria Robert Half.
A Microsoft também aponta a tendência pelos dados de estudo deste ano: flexibilidade extrema e a modalidade híbrida definirão o local de trabalho pós-pandemia.
Isso porque, diferentemente dos primeiros meses de distanciamento social, hoje a maioria dos trabalhadores remotos têm estrutura e rotina adaptadas, mas ainda há muito para aprimorar.
A socialização e a comunicação são os principais desafios reportados pelos colaboradores em home office. É por isso que mesmo algumas das maiores empresas do mundo como Google, Amazon e IBM estão caminhando para rejeitar o trabalho remoto em tempo integral.
Qual passa a ser o papel do escritório agora?
Cada empresa deve avaliar seu caso juntamente com os colaboradores, mas o que vem sendo observado é que as companhias pretendem deixar para a rotina remota as tarefas que demandam muita concentração, como relatórios, e trazer para o presencial as atividades mais complexas e que exigem mais relacionamento.
Assim, reuniões de brainstorm e maratonas para a resolução de problemas poderiam ser resolvidas de maneira mais ágil e eficiente.
Uma possibilidade é não determinar dias para o trabalho remoto e presencial, mas distribuir a presença por atividades – aquelas que dependem da colaboração entre as pessoas e aquelas que podem ser feitas individualmente.
Inventamos à medida que avançamos
A relação de trabalho com um escritório físico já está completamente diferente e, como declarou Carolyn Everson, vice-presidente global de vendas do Facebook, “estamos inventando à medida que avançamos”.
Em alguns momentos, a equipe estará completa no escritório e em outros apenas algumas reuniões serão feitas. Para otimizar o uso do espaço, o que significa também otimizar o investimento, uma boa solução é estar em um coworking.
Estrutura flexível para os novos modelos de trabalho remoto e híbrido
Os coworkings, com estrutura mais adequada para os colaboradores, mas custos menores para as empresas, são ideais nesta transição do remoto para o trabalho híbrido.
Trabalhar em um espaço compartilhado, porém, não significa necessariamente sentar-se a cada dia ao lado de uma pessoa de uma empresa diferente.
Muitas organizações preferem locar salas privativas para que os colaboradores possam compartilhar o espaço com os colegas de trabalho e, de acordo com a demanda, locar salas extras para reuniões e treinamentos.
Desta forma, os funcionários podem escolher a área mais adequada ao tipo de atividade que precisam fazer naquele momento. Seja focando uma tarefa em um local tranquilo, seja atualizando-se sobre as novidades na área de convivência ou ainda na sala privativa, destinada apenas às pessoas da mesma empresa.
Precisando de coworking ou sala privativa em Salvador? Podemos te ajudar 🙂
O Coworking Rede + é um ambiente propício para a colaboração e a inovação. Contamos com tudo o que um escritório necessita. Temos salas privativas, estações de trabalho, gaveteiro pessoal, recepcionista, telefone, internet de alta velocidade, cafeteria, salas de reunião e ambiente para capacitação. Entre em contato clicando aqui!