Hoje preparamos um material para te ajudar na construção de um time mais ágil, primeiramente você irá identificar possíveis fatores que estão interferindo na eficiência do seu time, depois iremos te mostrar as características essenciais que você precisa construir no seu time. Finalizando com as estratégias que podem ser implementadas.
Em suma, mm dos fatores que mais pesam no sucesso dos projetos empresariais é o fator humano. Se as pessoas não estiverem motivadas com o trabalho, alinhadas com o time e comprometidas com a ideia do projeto, dificilmente os produtos serão entregues no prazo. É aí que entra a gestão de equipes.
Mas como saber quais são os problemas que podem estar atrapalhando a gestão de sua equipe?
Alguns desses problemas são:
- Muitas interferências externas;
- Coisas que impedem de você entregar suas tarefas, e que muitas vezes precisaria de uma ajuda da liderança;
- Mudanças de prioridade – às vezes se perde sem saber qual a próxima prioridade;
- Pouca visibilidade do que está acontecendo na organização;
- Pouca visibilidade dos pares – às vezes alguns ficam bem sobrecarregados, e outros nem tantos;
- Muitas incertezas com relação a qual o real objetivo do projeto, como saber se o que estou fazendo está realmente gerando valor;
- Problemas de produtividade e entrega;
- Processos às vezes burocráticos;
- Baixa visibilidade e transparências dos times;
- Dificuldade de organização entre times;
- Dificuldade em ter datas e prazos;
- Estrutura complexa para liderar;
- Problemas para as tomadas de decisão;
Portanto se algum desses pontos acima estão presentes no dia a dia do seu time, seja qual for sua área, nossa resposta será: “Sim, os métodos ágeis podem te ajudar no aumento de controle e produtividade”.
Muitas vezes, você pode gastar seu tempo em coisas que não geram o real valor, nem para suas entregas, nem para a organização como um todo, com isso, gera-se uma perda muito grande de produtividade.
E como usar métodos ágeis para ser mais eficiente?
Ser ágil não é apenas passar por um processo para ser mais eficiente e ter mais resultados. É passar por uma mudança de paradigma, de mindset, usando não apenas os métodos ágeis, mas diversas ferramentas e técnicas que fazem deste processo uma verdadeira transformação ágil.
Os princípios e características de um time realmente ágil são:
- Pessoas que possuem transparência das informações, com muita gestão visual, escalando problemas rapidamente;
- Times com objetivos claros e engajados;
- Possuem métricas importantes visíveis;
- Conseguem resolver problemas complexos;
- Fazem entregas em ciclos curtos (são iterativos e incremental);
- Promovem a melhoria contínua;
- Identificam e removem impedimentos de forma rápida.
O que pode ser feito para alcançar um time mais ágil?
Dificilmente os colaboradores conseguirão perseguir resultados com eficiência se eles não souberem direito que resultados são esses. Por isso, busque traçar metas específicas e que sejam relevantes para a equipe. Além disso, é fundamental que você consiga mensurar essas metas e estabelecer um prazo razoável para que elas sejam alcançadas.
Desse modo, para quem deseja manter o foco em resultados, os indicadores de desempenho são ferramentas extremamente valiosas. Por meio deles, é possível mensurar o progresso de cada colaborador e até mesmo da empresa como um todo. Isso permite que seja feita uma análise do que tem dado certo e do que precisa ser melhorado para que as metas possam enfim ser alcançadas.
A tecnologia pode ser uma forte aliada na construção de uma equipe focada em resultados. Isso porque o uso de tecnologias ajuda não somente na inserção da sua empresa na transformação digital, mas também te ajuda a ganhar competitividade no mercado. (Confira nosso checklist de transformação digital clicando aqui!)
Por meio de um bom software de gestão, é possível, por exemplo, monitorar o desempenho individual e coletivo, promover a gestão à vista, agendar reuniões de feedback e acompanhar cada um dos indicadores de desempenho!
Mais alguns fatores que podem contribuir:
Assim, uma outra boa estratégia é criar programas de incentivos. Já que ao oferecer recompensas por um bom desempenho, a tendência é que os colaboradores continuem dando o melhor de si, se esforçando ao máximo para atingir as metas estabelecidas.
E por último, mas não menos importante: a comunicação. Uma vez que uma equipe focada em resultados precisa se comunicar bem com seu líder. E é por meio de uma comunicação eficiente que as dúvidas são esclarecidas, as expectativas são alinhadas e as instruções são passadas.
Tendo isso em vista, busque se reunir periodicamente com a equipe para fazer um balanço de tudo o que foi feito até o presente momento. Passe um feedback sobre o que está bom e o que pode melhorar. Uma boa comunicação deve funcionar como uma via de mão dupla. Portanto, esteja disposto a ouvir críticas e sugestões se você quer liderar um time ágil.
Comece hoje mesmo!
Por isso, não fique para trás e comece a implementar tais modelos em sua empresa! E não se esqueça de nos acompanhar para mais conteúdos como esse.
Se quiser saber mais sobre como podemos ajudar seu time a se desenvolver, mande uma mensagem clicando aqui!