Você, empreendedor, certamente já deve ter ouvido falar do Vale do Silício. Caso não tenha, nós da Rede+ explicamos um pouco mais para você sobre o centro de alta tecnologia do mundo e suas tendências.
O Vale do Silício, ou em inglês “Silicon Valley”, é o apelido da região da baía de São Francisco, na Califórnia (EUA), onde estão instaladas as empresas mais famosas e lucrativas do mundo, como Facebook, Google e Uber, que foram “criadas” no local.
É de lá que saem os principais projetos de inovação que revolucionam o mercado, além de ser também uma incubadora de alto nível para novas ideias de negócios. Por esse motivo, a região é rica em modelos e técnicas que podem ser estudados, e implementados em vários tipos de negócios ou iniciativas empresarias.
Caso você esteja em busca de inspiração para o desenvolvimento de pessoas na sua organização, saiba que o Vale do Silício contempla várias práticas que podem ser adaptadas e implementadas que contribuirão para alcançar os objetivos do seu projeto de educação corporativa.
O local é considerado o mais inovador e empreendedor do planeta. Vamos juntos descobrir algumas das tendências ditadas pelo centro de inovação?
Uso da tecnologia
Parece meio clichê dizer que uma das tendências do local mais tecnológico do mundo, é justamente a tecnologia. Mas sim, a principal tendência do local é tecnologia.
Atualmente existem inúmeras ferramentas e métodos, principalmente atrelados à tecnologia, que facilitam o processo de aprendizagem. Além de potencializar as práticas de ensino, o uso da tecnologia pode, por exemplo, contribuir para a diminuição de custos.
Graças a tecnologia, o mundo ganhou:
Realidade Aumentada e Virtual
As realidades virtuais proporcionam a experimentação de universos híbridos entre o real e o virtual. Grandes empresas já usam a realidade aumentada para fortalecer suas vendas e marcas, como, por exemplo, e-commerce de imóveis e decoração, onde oferece-se a visualização proporcional do produto em relação ao ambiente real.
Metaverso
Como a realidade virtual, é um mundo onde o universo da vida física e virtual se misturam. É cada vez mais real e apesar de ainda ser incipiente, não se pode negar a sua existência, quanto menos seu potencial comercial. É visto como o futuro da internet para muitos.
Bitcoins e Criptomoedas
Além de serem um ativo em alta no mercado financeiro, as moedas eletrônicas devem começar a serem aceitas como forma de pagamento, se consolidando no mercado mais rápido do que se imagina.
NFT
Considerada uma das palavras do ano, os tokens não fungíveis devem ser as principais apostas de artistas e influenciadores de todo o mundo.
Tecnologias voltadas para saúde
Mais do que necessárias durante a pandemia, desenvolvidas pelas chamadas healthtechs, hoje já podemos encontrar diversas soluções capazes de coletar dados valiosos sobre saúde diariamente.
Atualmente, aplicativos e hardwares conseguem coletar desde batimentos cardíacos e alimentação até hábitos esportivos, e cujas informações podem ser bastante úteis no futuro.
Fog computing
O Fog Computing consiste na alocação do poder de processamento mais perto do limite da rede. Portanto é uma arquitetura de computação descentralizada onde dados, cálculos, comunicações, armazenamentos, medições, aplicações e gerenciamentos são distribuídos no local mais lógico e eficiente: entre a fonte de dados e a nuvem.
Ouvir e tentar
Nem sempre um negócio começa como um grande sucesso. Steve Jobs, ao criar a Apple não teve um reconhecimento logo de cara. E isso é uma das coisas defendidas do Vale do Silício: a perseverança.
O fracasso é aceito no Vale do Silício porque a inovação não acontece sem algum fracasso. Somente quando você desiste do medo do fracasso, a verdadeira inovação pode acontecer.
Executar é mais importante do que ter uma grande ideia! Afinal, crescer demanda tempo.
Aprendizagem como um processo contínuo
Se você quer conquistar resultados sólidos e a longo prazo com a sua equipe, entenda que o processo de aprendizagem é contínuo. Logo, não basta realizar um curso, um evento ou um programa de treinamento de forma esporádica ou que não faça parte de um bom planejamento estratégico.
Ações isoladas não trarão resultados duradouros. Por isso, ao elaborar uma proposta de educação corporativa pense, entre outros fatores, em como o conhecimento, as habilidades e as necessidades dos alunos serão avaliadas, além de proporcionar diferentes plataformas de aprendizagem e maneiras diversas dos alunos validarem o que aprenderam.
Nessas questões, nós da Rede+ podemos te ajudar! Clicando nesse link você pode conferir alguns dos serviços de inovação corporativa que oferecemos para você, empreendedor!
Além, claro, de nossas soluções para aceleração de startups, disponíveis no link.
Um time não se forma sozinho
A abertura que as empresas do Vale do Silício sempre deram para todos, desde colaboradores até estudantes e empresários, é um dos alicerces que explicam o seu sucesso. Construir com o cliente e não para o cliente. Diversidade de pessoas e ideias. Tudo isso é defendido no conglomerado.
Profissionais de alta performance + liberdade = inovação e resultados
Locais onde os funcionários têm liberdade para tomar decisões e criar projetos que acreditam que podem ser agentes de inovação são mais do que sugeridos no local.
É preciso ter uma grande preocupação com o recrutamento de pessoas para a equipe. Todos os profissionais precisam estar focados e muito bem remunerados. Um time formado por pessoas auto gerenciáveis sempre sabe o que precisa ser feito.
No Vale do Silício, há uma condição que foge à regra da maioria dos mercados: se normalmente é a empresa que escolhe quem fará parte do seu time, por lá, muitas vezes os candidatos é que acabam escolhendo as empresas em que vão trabalhar.
Foco
O Vale tem ensinado a importância de ser focado em atingir uma experiência de cliente excepcional. Atingir isso passa por se reinventar o tempo inteiro tendo uma mentalidade de crescimento (o que chamam de Growth Mindset), uma atenção incrível aos detalhes e continuamente sonhar grande.
Silício ensina que o impacto que você pode ter no mundo é uma função do nível de esforço que você e o seu time colocam ao longo de anos de estudo e dedicação para uma causa.
O Vale do Silício é um ambiente que inspira e transpira inovação, networking, cooperação, competitividade, cifras milionárias e muito suor. Longe do glamour das notícias de aportes milionários em startups, escritórios coloridos e jovens revolucionários, a realidade é mais dura do que pode parecer.
Por isso, é mais do que importante estar focado em trilhar seu caminho para que se chegue ao seu objetivo!
Aqui no nosso blog você pode encontrar outras dicas que podem ser incorporadas ao seu negócio. E caso tenha outras dicas ou dúvidas conta pra gente nos comentários! Se quiser conversar mais e saber como a Rede+ pode te ajudar, entre em contato conosco.