Startup unicórnio: entenda o que são e como elas tem transformado o ecossistema de inovação.
Você já ouviu falar sobre startup que se tornam unicórnios?
Sabe o que isso significa e quando acontece? Confira o que preparamos para você sobre essas empresas raríssimas!
Por que unicórnio?
O unicórnio possui múltiplos significados, está sempre ligado à mitologia e é um animal raro. Por conta disso, o conceito também começou a fazer parte do mercado financeiro.
Raridade
Por exemplo em meados de 2013, a investidora Aileen Lee foi a primeira pessoa a usar o termo. Naquele ano, ela mapeou a existência de 39 startups unicórnios. Atualmente, mais de 900 startups ao redor do mundo são consideradas unicórnios.
Mas afinal, o que é uma startup unicórnio?
Startups unicórnio são empresas de tecnologia privadas avaliadas em mais de um bilhão de dólares antes de abrir seu capital em bolsas de valores, ou seja, antes de realizar o IPO (Initial Public Offering).
No português mais claro…
Traduzido para o português, Initial Public Offering (IPO), é a nossa Oferta Pública Inicial, que nada mais é do que um tipo de oferta pública, como o nome já diz, em que as ações de uma empresa são vendidas ao público em geral numa bolsa de valores pela primeira vez.
Processo pelo qual uma empresa se torna uma empresa de capital aberto!
Então, qual a diferença entre uma startup unicórnio para uma startup comum?
Em suma, a principal característica de uma startup unicórnio é a inovação no mercado em que pertence. Inovar e revolucionar o modelo de mercado é necessário para garantir que haverá um diferencial. É essa a ideia de inovar, de sair da bolha do que dá certo e arriscar com novas ideias e possibilidades!
Para elas, inovar nunca é demais!
Por serem empresas que inovam, estão sempre em posição de vantagem no mercado, muitas vezes sendo pioneiras no ramo. Assim, a importância de se manter atualizado nas tendências e em constante crescimento, garante essas vantagens.
Por dentro de tudo
E quando falamos em inovação, não podemos deixar de pensar em tecnologia. Estamos vivendo a Era Digital, então, investir em tecnologia e em outras melhorias para a empresa, nunca é demais!
O foco maior está no cliente
O foco do desenvolvimento dessas empresas é o cliente. Portanto, produtos e funcionalidades de softwares são criados pensando no cliente e sua acessibilidade, priorizando evitar dificuldades para o usuário.
Startups unicórnios no Brasil:
A AAA inovação, mapeou 27 unicórnios no Brasil. Grandes nomes fazem parte desse time de startups unicórnio, como a Nubank, 99 Táxi, Loggy, iFood e Gympass. O Estadão e Distrito fazem algumas apostam de startups que podem entrar nesse seleto grupo em 2022.
No último ano, o Brasil ganhou mais 10 unicórnios, startups com avaliação de mercado igual ou superior a US$1 bilhão. O país passou de 11 para 21 negócios do tipo.
Em 2022, esse número promete ser ainda melhor, segundo a empresa de inovação Distrito: 13 empresas estão cotadas para virar unicórnios brasileiros em 2022.
A lista está no estudo Corrida dos Unicórnios, feito pela empresa de inovação. Dessa forma, a Distrito monitora mais de 35 mil startups no país e elaborou sua lista com base em métricas como captação de investimento acima da média para o setor e tempo entre cada rodada de captação.
Entre os nomes das possíveis unicórnios de 2022 estão:
A55 (fintech), Alice (saúde), Contabilizei (fintech), Cora (fintech), Cortex (marketing e vendas), Descomplica (educação), Kovi (transporte), Liv Up (alimentação), Omie (software de gestão), Petlove (produtos e serviços para animais de estimação), Shopper (alimentação), Solinftec (agricultura) e Warren (fintech).
Curiosidade
Um Super Unicórnio (Decacorn) é a startup que alcança valorização superior aos 10 bilhões de dólares, como a Uber e a WeWork, ambas internacionais.
Quer ficar por dentro das principais notícias e tendências sobre inovação? Acompanhe nosso trabalho deixando seu e-mail e nos seguindo em nossas redes sociais!