Um planejamento estratégico anual é um instrumento vital para qualquer organização, para isso é preciso delimitar objetivos, processos e métodos de trabalho.
Portanto, muito mais que um documento com a função de ser um mapa de orientações para toda equipe seguir e chegar ao mesmo ponto, o planejamento define metas, estabelece prazos, além de reforçar o propósito da organização em cada um dos objetivos estabelecidos. Ou seja, orienta, dá autonomia com responsabilidade e comunga valores e expectativas individuais e coletivas.
Em síntese, planejamentos estratégicos permitem que os membros da organização tenham uma postura proativa no negócio no lugar de reativa, eles ajudam também a estabelecer e medir o sucesso de um negócio.
Quais os passos que devem ser seguidos na montagem de um plano estratégico anual?
Em primeiro lugar, avalie de maneira profunda o seu negócio. Isto significa questionar-se onde ele está, como tem sido o seu desempenho como líder, bem como traçar onde você quer estar e o que necessita fazer para alcançar este lugar. Esta tarefa pode ser conduzida com o auxílio da sua rede de colaboradores, fornecedores, parceiros e membros da sua área.
Em segundo lugar, faça uma autoavaliação, identifique quais os problemas e inconsistências em seus processos que precisam ser superados, reconheça suas fraquezas e defina formas de melhorar seu desempenho.
Em terceiro lugar, pense sobre os objetivos do seu negócio. Para escrevê-los, especialistas indicam que leve em consideração o método conhecido como SMART, que são as iniciais para:
- Specific (específico)
- Mensurable (mensurável),
- Achievable (alcançável),
- Relevant (relevante)
- Timely (oportuno).
Escrever os objetivos ajuda o empreendedor a se comprometer e alcançá-los. Estabeleça
objetivos de curto, médio e longo prazos e ao longo do tempo retome-os, reescreva-os ou escale-os novamente se necessário.
O importante é começar tendo um propósito final em mente de maneira clara para toda a equipe. “Onde queremos estar no final do ano de 2020?”
Um quarto ponto a ser destacado na escrita do seu planejamento estratégico de 2020 é o envolvimento da equipe. Construa coletivamente o documento para evitar que o plano de negócio seja o seu plano de negócios e você não acabe cometendo um dos grandes erros de líderes de organizações, que é não conseguir motivar e engajar a todos sobre os objetivos e metas.
Geralmente, os colaboradores não se sentem parte daquele plano porque são apenas apresentados a ele e depois cobrados por seus resultados.
Quer saber mais sobre liderança?
Acompanhe nosso Blog: Liderança servidora!
Incluir a equipe nos processos de planejamento faz com que eles contribuam para a execução de cada estratégia traçada. Além disso, eles se sentem participantes ativos daquilo que ajudaram a construir. E por terem experiências diferentes em outros tipos de organizações nas quais trabalharam ou estudaram, cada um deles também pode oferecer insights importantes para construção deste plano.
Planejamentos estratégicos devem ser entendidos como dinâmicos, eles refletem aquilo que uma organização acredita, mas devem estar abertos a transformações por conta de mudanças contextuais ao longo do processo de execução.
Por isto, durante a elaboração do plano, crie diferentes opções – o famoso plano B – que podem ser ativados baseados em condições externas como economia, que estão fora do seu controle.
Pontos chave para o seu planejamento estratégico de 2020
É difícil prever o futuro e os impactos das mudanças que vão acontecer em 2020 para a sua
organização. No entanto, isto não significa que você não deva se preparar para isto.
Negócios sustentáveis são aqueles capazes de se antecipar às mudanças no setor ou de traçar formas de driblar obstáculos que podem afetá-los. Neste sentido, especialistas trazem alguns pontos chave para serem levados em consideração no seu planejamento estratégico de 2020:
1. Invista em inovação
Uma organização que esteja alinhada com a onda de mudanças previstas para a nova década que começa não pode perder de vista que investimentos em inovações precisam ser constantes. Isto não significa apenas a aquisição de tecnologias de ponta para facilitar seus processos. Mas, o desenvolvimento de novos métodos de execução do trabalho que tragam mais eficiência nem sempre envolvem grandes somas em investimento.
Uma estratégia adequada e bastante eficiente para isto é a adoção de um pensamento de vanguarda na organização. Este movimento, portanto, inclui a contratação de colaboradores que demonstrem ter um perfil mente aberta, criativo, proativo, dinâmico e flexível. Além disto, o estímulo a atualizações, treinamentos e leitura na equipe também é um caminho eficiente.
2. O mundo é digital
Já se foi o tempo em que se falava que o futuro seria digital, este futuro já chegou e cada vez mais os negócios têm sido feito digitalmente. Dessa forma, já procurou saber como moedas criptografadas, internet das coisas e anúncios dinâmicos podem impactar a sua organização?
Pesquisas indicam que 2/3 dos gestores aumentam sua produtividade com o trabalho remoto, esta modalidade também ajuda a cortar gastos para a organização. Videoconferências, por exemplo, têm sido cada vez mais usadas também para evitar custos de deslocamentos para uma comunicação face-a-face. E você já pensou de que forma o marketing digital pode ser um aliado no crescimento da sua organização para 2020?
3. Não esqueça do meio ambiente
A batalha pelo desenvolvimento de uma consciência ambiental deve se intensificar ainda mais nos próximos anos. E não é apenas uma tendência, os consumidores já estão escolhendo as marcas com as quais vão interagir a partir do uso de produtos e execução de processos sustentáveis – e estão dispostos a pagar mais por isso. É preciso incorporar uma revolução verde em seu escritório para colaborar e não ficar de fora deste movimento. Além disto, ações sustentáveis trazem impactos diretos a sua marca.
Incorporar uma pegada verde em sua rotina organizacional vai além de questões de imagem. Em outras palavras, estamos falando de economia de recursos. A energia sustentável está cada vez mais barata, dessa forma, mudanças estruturais no escritório para um uso racional de insumos também ajuda a reduzir gastos. Um escritório cuja eficiência energética é mais planejada também ajuda a cortar o valor da conta de energia elétrica. Portanto, os investimentos em uma mudança cultural para preservar o ambiente terão retorno garantido no futuro.
4. Automatize processos
A automação tem se tornado uma ferramenta valiosa para o futuro das organizações. Somente no marketing, ela é capaz de incrementar os negócios em vários bilhões de dólares por ano na última década. Além disso, tarefas repetitivas podem ser programadas para serem executadas pelos robôs e liberarem o colaborador para outras ações.
Já pensou em uma ferramenta para filtrar mensagens e e-mail ou lidar de modo mais eficiente com o atendimento ao cliente? Automatizar fluxos de trabalho não é algo fácil, nem significa esquecer determinadas tarefas, já que é preciso desenvolver estratégias, treinar equipe e revisar estes processos constantemente. Não se trata de eliminar um trabalho, mas de tornar a execução dele mais eficiente para a organização e para os clientes.
O planejamento para o futuro pode parecer coisa de ficção científica ou exercício de
futurologia. Mas ele é bem real e pode render resultados incríveis no balanço anual da
organização se for bem executado. Se você quer ter um bom ano de 2020, é preciso investir nesta tarefa e estar fora da curva.
Quer colocar seu planejamento estratégico em prática em 2020? Nos traga suas demandas e te apresentaremos as melhores soluções!