As metodologias ágeis são o guia das ações das empresas, de todos os segmentos e tamanhos, que buscam melhores resultados e aumento na produtividade. As empresas que desejam a melhoria contínua de suas operações buscam sempre pela padronização dos processos e práticas de otimização de projetos.
As metodologias ágeis surgem como uma alternativa mais do que vantajosa, principalmente em organizações que atuam em setores ligados à tecnologia. Elas englobam métodos e orientações distantes que ajudam as equipes a desenvolver soluções dinâmicas e eficientes.
Quer saber por que os projetos ágeis costumam ser mais bem-sucedidos do que os convencionais? Continue lendo e veja o porquê investir nessa metodologia.
O QUE É METODOLOGIA ÁGIL?
Em síntese, metodologia ágil é uma forma de gerir projetos que buscam maior rapidez nos processos e conclusão de tarefas. Esses métodos se baseiam em um fluxo de trabalho flexível, ágil, com total iteratividade, melhor produtividade e sem obstáculos.
Sua empresa se torna eficiente e se mantém competitiva diante de um mercado cada vez mais inovador.
COMO APLICAR AS METODOLOGIAS ÁGEIS DE MANEIRA EFICAZ
A aplicação da metodologia ágil em gestão de projetos é simples hoje em dia, mas também é um processo que requer atenção e cuidado.
Ele é simples, pois, hoje as ferramentas que levam conceitos e que fazem parte da metodologia ágil são bastante comuns. Isso desde as plataformas de gestão de projetos até sistemas completos de gestão empresarial.
É considerado um processo que requer atenção e cuidado, pois, refere-se às empresas que não cresceram dentro do pensamento ágil e agora buscam se adaptar.
Mudar é totalmente possível e aceito, mas é necessário ter cuidado para que nenhum detalhe importante se perca no caminho.
Desse modo, qualquer transformação ágil deve ser duas coisas:
- Abrangente para abraçar a estrutura, estratégia, as pessoas, os processos e a tecnologia da empresa.
- Iterativa para ter a consciência que nem tudo pode ser antecipado. Imprevistos acontecem e a flexibilidade é a chave!
Ao aceitar e compreender tais coisas, a empresa cultiva a ideia, ainda que inicial, da metodologia ágil. Além de seguir os passos abaixo:
Valor
O valor é identificação de quais produtos, setores e fluxos de trabalho criam valor para o negócio; mapear processos que podem se beneficiar de maior dinamismo e agilidade dentro desses pontos.
Estrutura
A estrutura é a criação de fluxos de valor, de maneira a dar um sentido mais organizacional nas entregas e no reporte de resultados.
Times Ágeis
Os times ágeis servem para identificar as missões das equipes, buscando potencializar sua entrega de valor.
Backbone
Backbone é a identificação de melhorias e avanços necessários no que diz respeito à tecnologia ou equipe, com intuito de mudar a cultura organizacional e habilitar aplicação da metodologia ágil.
Roadmap de implementação
Chegando em conclusões para todos esses pontos, é hora de definir o roadmap de implementação.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE A METODOLOGIAS ÁGEIS E A METODOLOGIAS TRADICIONAIS
Em suma a metodologia tradicional é uma metodologia que foca muito mais no produto do que no cliente, e em suas necessidades.
Assim ela pode ser ideal para certos tipos de negócios, que precisam de uma gestão estruturada, porém, que durante suas entregas não experimentam novidades no processo do produto.
Já a implementação de metodologias ágeis na gestão de projetos pode trazer uma série de benefícios para as empresas, como as cinco vantagens que separamos abaixo:
Aumento da produtividade
Com um processo produtivo mais rápido e eficaz, você aumenta a produtividade de sua equipe. Com a metodologia ágil, os funcionários focam naquilo que realmente traz valor ao cliente. Ou seja, o trabalho é focado nos componentes e tarefas que fazem a diferença para o consumidor, o que agiliza as entregas.
Melhorias na comunicação
Assim as metodologias ágeis pregam que o fluxo de trabalho seja iterativo, tanto em relação às equipes e seus gestores como da empresa com os clientes. Ou seja, a comunicação é transparente, eficaz e direta em todas as partes do projeto.
Mais qualidade
Assim, o produto final liberado no mercado é, em teoria e na prática – se a metodologia ágil for realmente bem-sucedida – é a entrega perfeita. Trata-se de uma forma de colocar no mercado uma solução que você sabe que é a ideal para seus clientes.
Integração entre pessoas
De maneira geral, a metodologia ágil cria diversas oportunidades para o desenvolvimento das pessoas envolvidas no projeto. Desse modo, há um alto nível de colaboração entre todas as partes, o que torna mais transparente a visão do cliente e suas expectativas.
Respostas rápidas para imprevistos e alterações
Em conclusão, com a estrutura ágil, é possível redefinir prioridades e realizar mudanças de maneira mais flexível do que em estruturas tradicionais de projeto.
Quer saber sobre metodologias ágeis? São soluções como essas, que oferecem produtividade, acessibilidade, eficiência e redução de custos para sua equipe!
Leve mais inovação e transformação digital para sua empresa: Conheça nossos serviços e leve a inovação para o seu trabalho de forma personalizada, de acordo com a sua demanda e com as suas necessidades.