A pandemia do COVID-19 mudou nossas vidas. Quais insights podemos ter para um mundo pós-covid? Muito além de rotinas e saídas sociais, tivemos mudanças profundas nos hábitos que, certamente, serão incorporadas à ‘nova realidade’. Com tantas transformações significativas, resta saber quais serão os cenários emergentes deste novo contexto que ganhará força e que, de fato, serão assimiladas no mundo pós-isolamento.
Alinhado com o propósito de transformar o mundo através do empreendedorismo e da inovação. Nós da Rede+ elencamos aqui alguns insights das mudanças mais significativas no mundo dos negócios para este momento de pandemia e pós-covid! Vem com a gente transformar!
Como acontece em crises globais de saúde, os efeitos da Covid-19 seguem três estágios:
1. Surto: Momento atual que ainda estamos passando no Brasil, com cuidados de isolamento social, quarentena, inchaço do sistema de saúde e novos formatos e relações em diversa áreas;
2. Recuperação: Contenção da pandemia e redução de casos, aliadas à consolidação de novas formas de consumo e de responsabilidade social;
3. Novo Normal: Por fim, repensar a retomada social com a assimilação das novas rotinas, hábitos e costumes.
Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, a previsão é de pelo menos 18 meses até que tenhamos uma vacina contra o coronavírus. A princípio, este é o tempo estimado que os países seguirão para seus processos de abertura e retomada pós-isolamento.
E neste cenário, as mudanças acontecem em ritmo acelerado. “Mudanças que o mundo levaria décadas para passar, que a gente levaria muito tempo para implementar voluntariamente, a gente está tendo que implementar no susto, em questão de meses.”. Afirma Átila Iamarino, doutor em microbiologia pela USP e pós-doutor pela Universidade Yale.
Vários futuristas já discorrem sobre o fator catalisador da pandemia para a vida, caracterizando este movimento como um “acelerador de futuros”. Afinal, esta crise mundial de saúde antecipou mudanças que já estavam em curso e deu maior visibilidade para a revisão de valores e pautas importantes para a sociedade.
Neste sentido, as várias transformações políticas, econômicas, sociais, culturais, de relacionamentos com consumidor e formatos de modelos de negócios implicam nos mais diversos segmentos e organizações.
Entender este cenário e suas consequências é fundamental não apenas para a sustentabilidade financeira e social dos negócios, como para a melhor qualidade de vida e bem estar social humano. Quais são esses insights, o que esperar do mundo depois do covid?
Confira nossa live sobre O poder da Rede para impulsionar a Inovação!
Insights pós-Covid
Autenticidade, valores e responsabilidade social
As discussões sobre sustentabilidade, valores, autenticidade das marcas e negócios e responsabilidade social se fortalecem neste momento. A sociedade está cada vez mais atenta, monitorando e cobrando para que as empresas sejam, verdadeiramente, mais responsáveis dos pontos de vista social, ambiental, humano.
É uma verdadeira revisão de valores provocada pela crise sanitária sem procedentes para a nossa geração. Vemos o fortalecimento de valores como solidariedade, empatia, responsabilidade social, sustentabilidade, colaboração, coletividade e transparência.
Surpreendentemente o questionamento do modelo de sociedade baseado no consumismo exacerbado e no lucro como primeiro e principal objetivo cedem espaço para capital humano, consumo consciente e colaboração.
Como bem retrata a futurista Amy Webb, professora da Escola de Negócios da Universidade de NY, “Temos uma escolha a fazer: queremos confrontar crenças e fazer mudanças significativas para o futuro ou simplesmente preservar status quo?”.
Revisão dos hábitos de consumo
Acompanhando a revisão de valores, segue a consideração sobre os hábitos de consumo. A reavaliação da forma e nível de consumo é motivada não apenas pela falta de dinheiro, ou diminuição da renda, mas também pela real necessidade de revisitar o consumo enquanto hábito, entendendo o que realmente tem valor para o consumidor.
O valor do produto ou serviço vai muito além do valor comercializado e isso precisa estar claro na relação do negócio com os seus públicos, sejam eles consumidores ou não. Para além do preço, os consumidores estão mais dispostos a consumir produtos mais alinhados com seus valores, marcas mais humanas e com responsabilidade social.
Reconfiguração dos estabelecimentos comerciais
Teremos a reconfiguração da ocupação dos espaços públicos e de comércio. Com a prevenção de aglomeramentos e facilitação ao acesso e incentivo de novas práticas de higiene.
O relatório da WGSN, um dos maiores bureaus de pesquisa de tendências do mundo, considera, por outro lado que haverá um movimento dos estabelecimento comerciais em investir em estratégias para engajar os consumidor. De modo a proporcionar experiências que remetam a sensação de estar em casa, passando sentimentos de confiança, segurança, tranquilidade e conforto. Para os coworkings, será este o movimento e já estamos nos preparando por aqui!
Espaços de trabalho com segurança no pós-pandemia? Fale com a gente!
Novo Modelo de Negócio para restaurantes
O futurista Rohit Bhatgava aponta os “restaurantes fantasmas” como uma das 10 tendências do mundo pós-pandemia. Este termo remete a estabelecimentos que funcionam sem serviço de mesa ou balcão, apenas para retirada de pedidos ou delivery. Em síntese, esta modalidade representa economia de serviço, colaboradores e manutenção de espaço físico, investimentos que passam a ser direcionados para marketing, relacionamento com públicos e plataformas.
De certo, as previsões de novas pandemias mundiais em futuros próximos também fortalecem esta tendência. Inclusive considerando como uma potencial principal fonte dos estabelecimentos, mudando significativamente o modelo de negócios.
Shows e eventos em experiências imersivas virtuais
Certamente, o segmento de cultura e entretenimento, um dos mais afetados com a crise do COVID, passa a apostar em experiências virtuais como shows, lives, espetáculos e tours virtuais, na busca por conectar o real com o virtual.
A proposta é usar a tecnologia para promover experiências imersivas por meio de realidade aumentada e virtual, e claro, monetizar este novo modelo de negócio. De acordo com o estudo Hype Cycle, da consultoria internacional Gartner, esta é uma das três grandes tendências sinalizadas no setor de tecnologia nos próximos anos.
Relações de Trabalho
Para além da realidade para freelancers e profissionais liberais, o trabalho remoto ganha espaço e é um movimento sem volta para muitas organizações. Conforme estudo da Cushman&Wakefield sinaliza: 40% das empresas que atualmente estão em home office ou trabalho remoto, não pretendem voltar para as estruturas físicas após o fim do isolamento social.
O trabalho remoto evita a necessidade de aglomerações nas empresas, além dos trechos de deslocamento em transportes públicos principalmente.
Por outro lado, as empresas também precisam se adaptar a esta nova realidade, com uma preocupação maior com as condições de bem-estar dos colaboradores. A mudança de ritmo de trabalho com flexibilização de horários e estabelecimento mais definido de metas e objetivos a serem cumpridos.
Novos líderes para um novo normal
A mudança dos ambientes e formas de trabalho acaba por impactar também uma transformação profunda nas próprias relações entre a organização e o(a) colaborador(a).
Um novo perfil de liderança é necessário, bem como flexibilidade de horários, novas formas e ferramentas para gestão e monitoramento da produtividade à distância. Bem como estabelecimento de trabalho por metas ao invés de carga horária / hora de trabalho, formatos mais colaborativos, novos contratos de trabalho autoregulados e estabelecidos diretamente entre empresa e funcionário(a) e novas ferramentas online de gestão, são algumas das “novidades”.
O colaborador também assume um papel cada vez maior de protagonista autogestionado, baseada na premissa de autonomia com orientação.
Educação à distância
Um dos maiores insights para o mundo pós-covid, definitivamente é em relação a educação.
A previsão é de aceleração, ainda maior, pela busca de novos conhecimentos e de formas de educação à distância. Ao passo que o e-learning (espaços de aprendizagem por mídia eletrônica) se consolida neste momento. Testando formatos, novas plataformas, formas de engajamento e interação, acompanhamento e mensuração de resultados.
O ambiente virtual já é uma realidade e passa a ser cada dia mais confiante, seguro e funcional. O movimento do DIY – Do It Yourself = “Faça Você Mesmo” também cresce. Assim como, serviços que ligam mentores e professores a pessoas que desejam aprender ou se especializar em temas variados é uma tendência.
Precisa de ajuda neste momento de crise? Contrate nossa mentoria especializada
Privacidade e Autonomia
Exige-se cada vez mais transparência e controle dos governos para contenção mais eficaz do surto de COVID. Por outro lado, o maior controle acontece por meio de ferramentas de geolocalização pessoais que têm seus dados disponibilizados para as autoridades analisarem, avaliarem e pensarem estratégias de contenção da pandemia.
A discussão sobre o futuro da privacidade é, então, uma pauta cada vez mais relevante. Uma vez que os recursos tecnológicos podem controlar os hábitos e comportamentos dos cidadãos, e os governos e empresas podem ter acesso a este volume de informações.
Comunicação Integrada
O processo de Transformação Digital foi acelerado nos negócios. Relacionamo-nos cada dia mais com marcas e empresas no ambiente virtual e saem na frente as organizações com comunicação físico-digital integradas. Inegavelmente A prática da compra online é irreversível! De fato, seja no e-commerce ou Marketplace a comunicação multicanal é uma necessidade neste novo modelo de comunicação e construção de relacionamentos com seus públicos.
Distanciamento e higiene
Por fim, identificamos mudanças significativas em relação aos cuidados com higiene e assepsia que serão incorporados, para além da pandemia. Visitas ao médico e terapias online ganharão espaço através do uso, normatização e anuência dos planos, associações e conselhos de saúde sobre o uso da telemedicina, por exemplo.
Lavar as mãos, usar álcool em gel ou 70º, limpar as compras antes de guardar, retirar os sapatos antes de entrar nos ambientes, são alguns dos novos hábitos que prometem ficar.
O que você achou dos insights para um mundo pós-Covid? Como você está se (re)planejamento para o pós-pandemia? Confira dicas que te ajudam neste processo!