É possível saber como será o mundo pós covid-19, baseado em insights sobre consumo de hoje? Se prever o futuro já era algo extremamente difícil há poucos meses atrás, certamente, prever o futuro em meio a uma pandemia tem se mostrado um desafio ainda maior.
Das previsões mais fáceis e assertivas que talvez possamos fazer hoje, em síntese, é que: O mundo pós-pandemia será diferente! A partir dessa perspectiva gostaríamos de compartilhar com vocês alguns insights sobre o presente e como elas podem moldar o futuro.
De acordo com o relatório “Impacto nos Hábitos de Compra e Consumo”, realizado pela Opinion Box:
- 58% das pessoas passaram a ler mais notícias;
- 48% estão se sentindo mais ansiosos;
- 45% estão direcionando mais esforços para limpar a casa;
- 43% passaram a comer mais por causa da quarentena;
- 43% estão cuidando mais da higiene;
- 39% têm dormido mais;
- 33% passaram a cozinhar mais;
- 6 em cada 10 pessoas estão ficando mais na internet.
Precisa de ajuda para inovar? Conheça nossos cases de inovação corporativa!
Insights sobre consumo pós Covid-19
Segundo a Kantar Insights: 77% dos brasileiros estão prestando mais atenção aos preços, ao mesmo tempo que 75% estão consumindo de mercados menores e perto de casa, e outros 68% está preferindo utilizar pagamentos eletrônicos (Cartões e mobile). Muitos brasileiros já afirmam que vão continuar comprando online depois da pandemia.
O momento atual nos traz muitos questionamentos sobre o futuro do trabalho, da economia, do entretenimento. Como já citamos, prever o futuro é uma coisa complicada, mas o que podemos esperar diante do que já vemos?
Consumo
Sem dúvida, as pessoas cada vez estarão mais ligadas emocionalmente as marcas que consomem, se para alguns parecia distante se comprar o “porquê” de uma marca, o coronavírus têm nos mostrado como marcas que se importam com as pessoas podem sim lucrar. Dessa forma, a tendência apontada nos últimos anos para o consumo de marcas conscientes e com responsabilidade com o meio ambiente e o social está cada dia tomando mais forma e continua sendo uma possibilidade grande para o futuro.
Tecnologia
Inegavelmente a tecnologia e o digital estarão cada vez mais presentes na vida do brasileiro. Essa afirmativa entretanto, nos leva também a um questionamento, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) 2018, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que uma em cada quatro pessoas no Brasil não tem acesso à internet. Em números totais, isso representa cerca de 46 milhões de brasileiros que não acessam a rede. Temos também em média, 45 milhões de brasileiros desbancarizados, segundo o Instituto Locomotiva. Onde esses brasileiros se encaixam nessa mudança?
Conexões
A pandemia também veio para nos mostrar o quanto estamos conectados e interligados, ao passo que algumas mudanças de hábito já parece nos apontar um caminho de relações mais locais, durante algum tempo. As pessoas já estão saindo menos dos seus bairros para consumir, esse movimento pode se refletir em mudanças a longo prazo também, comunidades mais fortes e interligadas.
Entretenimento
Ao se tratar de entretenimento, após um mês em confinamento as lives já não são mais novidade, dessa forma, os números astronômicos de views iniciais já começam a cair e nos fazem questionar o futuro do entretimento durante e pós a pandemia. Por certo, as aglomerações continuarão restringidas durante um tempo, museus, salas de cinema, teatros e shows terão que se reinventar, como o mercado cultural poderá inovar? O questionamento que podemos fazer é: Chegou o momento da realidade virtual? Qual outra nova tecnologia poderá ser implementada ou surgirá nesse momento?
Por fim, Estamos longe de ter respostas concretas sobre o complexo futuro que encontraremos, mas podemos usar os dados e analisar o presente para começar a construí-lo. Esses são apenas alguns insights que o momento e covid-19 trouxeram. Como você e sua empresa se encaixam nesse futuro? O momento de começar a encontrar essa resposta é agora!