Como inspirar uma equipe profissional e promover criatividade, colaboração e inovação? A resposta pode estar em uma hackathon. A palavra Hackathon tem origem no inglês, hacker (indivíduo que conhece muito de tecnologia e é capaz de invadir, decifrar e resolver questões complexas) com a fusão com marathon (maratona).
Este tipo de evento se propõe a formar equipes com pessoas das mais diversas áreas, com o objetivo de criarem soluções tecnológicas e criativas para determinados desafios do negócio em uma intensa maratona de um ou até dois dias de forma colaborativa e/ou em competição.
Startups, grandes corporações, governos, empresas e universidades têm explorado este recurso para quebrar a inércia organizacional e promover uma cultura guiada por inovações. Neste sentido, as hackathons podem também ser adaptadas para acelerar processos de transformação digital, em um caminho de apontar aprimoramentos de produtos/serviços já existentes com um olhar mais criativo e inovador.
A grande vantagem das hackathons está na dinâmica colaborativa capaz de direcionar os grupos a pensarem inovações com rapidez e agilidade – qualidades fundamentais para geração de valor nas organizações atualmente. Dessa forma, há um incentivo tanto à criatividade individual quanto ao trabalho coletivo, que ajuda a integrar a equipe, pensar soluções em conjunto e desenvolver habilidades como gerenciamento, negociação e capacidade de delegar tarefas.
Outras vantagens observadas nas hackathons são o estímulo a proatividade e a gestão de conflitos, o desenvolvimento de habilidades em comunicação e persuasão e o exercício de perfis de liderança. Saiba como aproveitar ao máximo um hackathon para alavancar a inovação no seu negócio.
Colocando em prática as inovações
As hackathons estão em destaque no mundo dos negócios na atualidade. De acordo com a lista da Fortune 100, mais de 80% das companhias realizaram ou patrocinaram hackathons. Na lista da Fortune 500, este percentual é de 60% de companhias que investem nesta ferramenta.
Algumas das ideias que surgem nas hackathons já estão aplicadas em produtos e serviços do nosso cotidiano. No Facebook em 2013, por exemplo, foi criado um espaço colaborativo dentro da rede social para compartilhamento de álbum. A opção “Álbum Compartilhado” foi aprimorada e pouco tempo depois passou a fazer parte da rotina dos usuários.
Outro exemplo de produto que surgiu de uma hackathon foi o Easy Taxi. Em 2011, durante o evento Startup Weekend Rio, Tallis Gomes criou o app que foi pioneiro no segmento dos táxis e opera hoje em mais de 10 países.
Hackathon Online
Uma maratona voltada para inovação também se reinventa quando necessário, no último mês de abril, juntamente com o Sebrae Bahia, promovemos o Hackathon Online. Focada em propor soluções para ajudar pequenas e micro empresas a sobreviverem durante e após a crise, o hackathon foi uma jornada de 5 dias com muito conteúdo norteador, palestras e mentorias com especialistas.
O desenvolvimento da maratona online é uma possibilidade de inovar em meio a pandemia, veja a seguir como inovar através de um Hackathon!
Como aproveitar ao máximo um hackathon?
Planejamento do hackathon:
Tenha uma clara definição dos objetivos, estilo, processos e premiação da sua hackathon. É preciso planejar a distribuição do tempo para que os participantes possam discutir as ideias, formar as equipes e pensar os cenários. Regras também precisam ser definidas, bem como o produto que deve ser entregue (um protótipo funcional, um código-fonte ou um vídeo pitch, por exemplo).
É interessante também que o evento tenha um foco em termos de tecnologia e um problema claro e definido a ser resolvido. Neste caso, delimite um escopo, ou seja, será um evento público ou voltado apenas para os funcionários da organização? Outras dicas importantes são centrar os objetivos da hackathon no desenvolvimento de soluções específicas para determinado público e promover encontros entre diferentes especialistas e funcionários da empresa a fim de promover maior experiência e vivência.
Execução da hackathon:
É preciso administrar bem o tempo e saber comunicá-lo com eficiência aos participantes. Após o anúncio, é preciso que os funcionários e participantes tenham tempo para pensar em ideias, equipes e fontes.
Comunique de maneira clara e constante a programação do evento, número de participantes e disponibilidade de recursos. Providencie os recursos tecnológicos, humanos e organize um ambiente confortável e funcional para que as equipes possam maratonar. Lembre-se que se trata de um evento que pode durar de 24h a 48h, por isto, é necessário pensar em espaços para descanso e alimentação adequada.
Hackathons precisam gerar ideias capazes de serem colocadas em prática, conceitos de produtos estratégicos e melhorias em processos. Além disso, o estímulo à uma cultura de inovação e colaboração na organização são resultados esperados. Para o estímulo aos participantes, a premiação individual ou em múltiplas categorias é esperada. Normalmente, esta premiação é monetária, simbólica ou com um dispositivo tecnológico. No entanto, o mais importante é conduzir a ideia vencedora a um novo estágio de aprimoramentos e adoção do projeto.
Inovação do hackathon:
Ainda há quem duvide que hackathons são instrumentos eficientes para a geração de inovações. Mas, vimos alguns exemplos acima de produtos/serviços que nasceram neste tipo de evento e que tiveram sucesso. Eles seguiram as boas práticas para terem eficiência com as hackathons e, além disso, driblaram alguns obstáculos para tornar a maratona um instrumento poderoso para inovação.
Não podemos esquecer que realizar uma hackathon eficiente e impactante é necessário expertise em todas as etapas, saiba mais sobre os hackathons que já promovemos clicando aqui!
Hackathon é o começo
Uma primeira noção que o empreendedor precisa ter ao investir em hackathons é que a jornada da inovação apenas começa com esta iniciativa. Ou seja, a inovação não estará pronta ao final de uma hackathon.
Ao se definir um problema a ser resolvido, de modo bastante preciso para evitar dispersões – outro obstáculo que pode atrapalhar os objetivos de uma hackathon – é necessário levar em conta que os membros de uma hackathon não terão um contexto e expertise técnicas completas para já colocar um produto/serviço para funcionar, sendo necessário o desenvolvimento e aperfeiçoamento do processo posteriormente.
Não obrigue seus funcionários, engaje-os
Algumas companhias realmente querem implantar uma cultura da inovação em seus ambientes, mas esquecem que a mudança de uma cultura organizacional demanda tempo e estratégia. Ao passo que, obrigar seus funcionários a participarem de uma maratona de trabalho que pode durar mais de um dia sem parar, por melhor que seja a premiação, não é a melhor forma de conquistar seus resultados.
A equipe que vai participar deste tipo de evento precisa estar realmente envolvida e convencida dos benefícios. Dessa forma, ferramentas para engajamento precisam ser acionadas para ajudar neste processo.
O momento ideal para um Hackathon!
Hackathons podem ser divertidas, estimular a competição e o aprendizado e trazer vantagens para organizações proponentes, para os participantes e o consumidor final. Além disso, são oportunidades para a geração e troca de conhecimentos em múltiplos níveis.
Certamente estamos passando por um momento mais que propício para que essa ferramenta inovadora seja usada. Ele pode ser aplicadas por grandes organizações, universidades e startups e serem o gatilho para produção de inovações.
Se quiser sabe mais sobre nossa última experiência com hackathon online e tiver interesse em levar essa inovação para sua organização, fale com a gente, vamos inovar juntos!