É essencial saber usar as estratégias certas para o sucesso do seu e-commerce, eles chegaram para ficar e tem revolucionado o mundo dos negócios.
Desde startups até grandes companhias, todos têm explorado as oportunidades das plataformas digitais para converter em vendas seus produtos ou serviços. Por outro lado, a concorrência pode ser extremamente agressiva nesses espaços tendo em vista a facilidade na montagem de lojas virtuais e acesso aos públicos.
De acordo com o estudo “Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, mais da metade (52%) dos entrevistados está comprando mais em sites e aplicativos durante a quarentena. E 70% pretendem continuar comprando mais online do que faziam antes do Covid-19.
A pandemia acelerou o processo de transformação e inserção digital de muitos negócios, no texto de hoje você encontra 6 estratégias essenciais para o seu e-commerce. Mas antes de falarmos sobre um e-commerce seu, uma boa dica seria a inserção em um marketplace.
Marketplace: você sabe o que é?
Se você acha que não, provavelmente apenas não conhecia o nome, mas lojas como Americanas, Mercado Livre e OLX são marketplaces. O Marketplace é uma plataforma de e-commerce que reúne fornecedores em só lugar.
Sendo assim, é um site que você encontra os mais diversos tipos de produtos de diferentes lojas. E por conta disso, talvez seja uma boa opção se você está inserindo seu negócio no mundo digital.
Visto que, está presente em um site, como o das americanas por exemplo, que tem um tráfego imenso de pessoas diariamente, pode te oferecer neste momento, melhores resultados que iniciar um site próprio.
Nessas plataformas, todos os esforços de marketing e vendas ficam sob responsabilidade dos marketplaces, que repassam os valores negociados ao lojista conforme a efetivação das vendas. Para quem vende, a responsabilidade é a da gestão logística, a qual compreende o armazenamento e entrega dos produtos disponibilizados/vendidos através deste canal.
O que vale é você avaliar em termos de custos o que faz mais sentido para o seu negócio!
6 Estratégias essenciais para seu e-commerce:
1. Crie relacionamentos
Diante de tanta oferta de produtos e serviços, muitas vezes semelhante ao seu, é necessário se diferenciar na forma de relacionamento com o seu cliente. Primeiramente, lembre-se que apesar da distância, a experiência da compra ainda deve ser confortável, sem contratempos e estresse.
Da mesma forma que seu cliente precisa lembrar da boa relação que manteve com sua empresa desde o momento que começou a pesquisar sobre a compra até o pós-venda. Não se esqueça também que, depois de toda entrega do produto inicia-se uma nova oportunidade de venda.
2. Invista em branding
Você já parou para imaginar a quantidade de marcas que se depara ao longo do dia? No e-commerce é preciso criar uma identidade de marca para que sua empresa seja reconhecida e lembrada positivamente. Não importa qual o porte do seu negócio, toda empresa deve investir em branding para que alcance uma imagem consolidada e tenha credibilidade no mercado, mesmo em momentos difíceis.
3. Verticalize a oferta
Os clientes têm ficado cada vez mais sofisticados e as demandas mais específicas. Isto é, a verticalização da oferta tem sido quase um imperativo para as empresas no e-commerce ao oferecer uma gama de produtos/serviços especializados e inerentes a determinada demanda. Lojas virtuais de tênis, por exemplo, verticalizam sua oferta ao vender uma série de produtos ligados à prática esportiva.
4. Explore vários canais
Antes de decidir fazer sua empresa circular por todos os canais possíveis, seja estratégico e, com a ajuda de um planejamento, saiba onde está seu cliente no ambiente digital. Em síntese, a regra é simples: entenda o funcionamento de cada canal, explore-o de modo inteligente e adequado ao seu público e a sua marca e monitore-o.
Do mesmo modo que e-mails, mídias sociais, Google AdWords e Google Analytics, são apenas algumas possibilidades que pode usar para abrir canais de diálogo e coleta de dados com seus públicos. Mas atenção à linguagem, conteúdo e formato de cada plataforma!
5. Cuide das interfaces
As interfaces da sua loja virtual são como o ambiente físico de uma loja. Você não deixaria ele sujo e desorganizado, nem manteria funcionários mal-educados. Por isto, seja no site, rede social ou aplicativo, a interface precisa ser limpa, organizada e intuitiva. Não insira elementos desnecessários e cuide para que o sistema esteja sempre em funcionamento. As etapas da compra devem ser simples e confortáveis. Lembre-se que a experiência da compra à distância não deve se converter em um pesadelo para os clientes.
6. Atenção às tentativas de fraudes
Esse último tópico é mais um ponto de atenção que uma estratégia propriamente dita. Especialista em e-commerce o site ecommercebrasil destaca a importância da atenção na hora do pagamento: “o empreendedor precisa disponibilizar diferentes métodos de pagamentos eletrônicos para que seus clientes possam escolher a que lhe for mais conveniente. Aqui entra um ponto de atenção: quando se começa a vender online, o estabelecimento comercial está mais exposto a fraudadores, que buscam formas de fraudar compras em estabelecimentos comerciais não protegidos.”
A Rede+, que oferece serviços de Aceleração para pequenas empresas que desejam entrar no e-commerce, quer saber mais? Envie sua demanda para gente!
Like!! I blog quite often and I genuinely thank you for your information. The article has truly peaked my interest.