Existe uma série de razões pelas quais um líder precisa empreender estratégias para motivar sua equipe. A principal delas passa por aumentar a produtividade e fazer com que a organização alcance os mais altos resultados. Outras razões listadas por especialistas são evitar posições de risco, prevenir o gasto de tempo de recursos.
Assim, ao motivar a equipe a fazer o melhor trabalho, líderes precisam usar mais do que recursos financeiros. Bem como é necessário fazer com que todo o conjunto de colaboradores se sinta bem em seus trabalhos, consigam ter performances adequadas e ajude a alcançar os objetivos da organização. Mas, como fazer isto?
A Rede+ preparou uma lista com diversos tipos de estratégias para você implementar em sua organização.
Quer saber como motivar sua equipe? Leia as dicas a seguir!
1. Ofereça espaços de trabalho adequados
Um ambiente de trabalho limpo e estimulante ajuda a motivar qualquer profissional a ir para o escritório e fazer o melhor. Não é preciso, contudo, gastar muitos recursos para montar escritórios modernos. O lugar deve ser confortável e silencioso, na medida do possível.
Em atividades criativas, sair do lugar comum também pode ser uma vantagem. Inspire-se em ambientes de trabalho de organizações como Google, Facebook e Apple ou você pode investir também em espaços de coworking como o da Rede+, que tem toda a estrutura necessária para a execução dos seus projetos.
2. Seja justo com os salários
Salários sempre são um ponto sensível da relação organização e colaboradores. Tenha a certeza de que você paga um salário compatível com o de outras empresas do setor de mesmo porte e na mesma região geográfica.
A rotatividade de profissionais na empresa pode ser reduzida se cuidados como estes forem tomados.
Portanto, não corra o risco de perder profissionais que são importantes na organização por conta de um acerto de salário abaixo do mercado.
3. Dê oportunidades para autodesenvolvimento
Quanto mais oportunidades de aprender novas habilidades os membros de sua organização tenham, mais valiosos eles serão e melhores resultados apresentarão.
Dessa forma, ofereça a sua equipe sempre que possível possibilidades de treinamentos, aprimoramentos e cursos que eles precisam para avançarem em suas carreiras e estarem atualizados com o que há de mais novo no ramo de trabalho.
4. Estabeleça uma cultura da alegria
Nada mais chato do que acordar de manhã e imaginar ir para um ambiente de trabalho chato, tenso ou estressante. Sem dúvida uma equipe feliz chega mais entusiasmada para realizar seu trabalho e este tipo de atitude é contagiosa.
Além disso, um espírito positivo de trabalho entre a equipe ajuda até a reduzir problemas de saúde como ansiedade, depressão, irritação, hipertensão, entre outros.
5. Não puna o erro
Reconfigure a forma como lida com o erro. Todos nós cometemos erros ao longo da vida, porque somos humanos. Nesse sentido, encare os erros como valiosas lições. Em casos de erros honestos, evite punir os colaboradores e, no lugar, incentive-os a tentar novamente.
6. Não seja controlador
Ninguém gosta de trabalhar com um chefe fiscalizando constantemente suas ações e cada decisão que toma. Para evitar este tipo de atitude, um verdadeiro líder precisa delimitar metas claras para os membros da sua equipe. A fim de que essas metas sejam compatíveis com a rotina de trabalho e hierarquizadas por nível de prioridade.
Após isto, colaboradores terão o espaço necessário para que as tarefas sejam executadas com liberdade.
Eventualmente, faça reuniões de acompanhamento. Relatórios também podem ser realizados para que todos tenham uma noção do andamento do trabalho. O mais importante é deixá-los saber que você confia neles.
7. Seja respeitoso, honesto e gentil
A pessoas têm opiniões, sentimentos e são derivadas de contextos completamente diferentes para se sentirem motivadas.
Por isso um líder ou mentor que seja respeitoso, honesto, apoiador e estabeleça uma boa comunicação com a equipe é fundamental.
Livros, cursos e mentorias são exemplos a serem buscadas para desenvolver este tipo de habilidade que nem todo mundo aprende ao adquirir conhecimentos técnicos.
E não esqueça de conhecer bem os membros da sua equipe ou suas diferentes equipes, buscando delinear o que eles mais gostam e o que não gostam no trabalho para que, se possível, algo possa ser feito.
8. Ofereça recompensas
É preciso ter uma razão para permanecer em um trabalho. Isto é, se você quer manter profissionais de qualidade motivados, vale a pena pensar em um programa de incentivo. Por exemplo, pensar em bônus, comissões, cursos de aperfeiçoamento, um produto ou serviço feito pela sua própria organização, folgas, entre outros.
9. Compartilhe feedback positivo
A satisfação no seu trabalho pode vir de uma variedade de lugares.
A equipe merece receber quer seja o elogio de um superior quer seja a expressão de um cliente que apreciou determinado produto ou atendimento.
Este tipo de atitude é importante não apenas para fazer o colaborador se sentir bem, mas também porque fortalece de maneira profunda a conexão deles com o negócio.
10. Ofereça agenda flexível
Sempre que possível, explore as mudanças possibilitadas pelas novas tecnologias digitais que permitem a operação do negócio de modo diferente. Se os membros da sua equipe são capazes de checar seus e-mails ou telefones ou finalizar projetos dos seus computadores em casa, é razoável lhes conceder esta flexibilidade na agenda.
Extra: Não exagere
A tarefa de motivar sua equipe é algo que parte da inspiração que vem dos seus líderes. Contudo é preciso evitar exageros em todas as dicas acima para que a ação não gere na equipe uma sensação de artificialidade. Motivar uma equipe, em suma é algo bastante sensível. Existe estratégia, bom senso e movimentos alinhados com a liderança.
Sem dúvida, qualquer ação que não leve em consideração estes aspectos será forçada ou pode gerar desconfianças quanto à maturidade deste líder.
Tem uma startup?
Conheça mais sobre os programas de Aceleração da Rede+ no nosso site: