Salvador é uma cidade tida como destaque nacional em vários aspectos positivos que envolvem cultura, beleza natural, clima, gastronomia, história, dentre outras riquezas que nós baianos podemos nos orgulhar. Mas a capital baiana também é referencia em diversos pontos negativos, em especial desemprego, desigualdade social, ambiente de negócios, infraestrutura, para citar alguns.
O objetivo deste texto não é entrar no mérito do como e porque ganhamos estas referências, tampouco apresentar soluções milagrosas e imediatistas. Dado os fatos constatados acima quero apresentar uma das vertentes do que pode ser, no médio e longo prazo, um fator impulsionador da mudança econômica-social que Salvador tanto precisa.
Para combater as mazelas sociais urbanas precisa-se de investimento bem aplicado, vontade política e da sociedade, cooperação, resiliência, malha de suporte social, mas, sobretudo a evolução de uma cidade com tantos problemas passa necessariamente por inovação social.
Para acompanhar as mudanças do mundo e demandas das novas gerações, a educação empreendedora e capacidade inovativa são mandatórias para trazer aos cidadãos oportunidades de serem capazes de transformar suas vidas e as de seu entorno. O empoderamento do indivíduo, gerando consciência e capacidade de empreender sua vida é requisito básico para um contexto em que o auto-emprego é a principal solução para o entrave econômico-social existente.
A formação de empreendedores e líderes com consciência social é um dos caminhos mais óbvios para uma mudança de postura de uma população. Isso pode ser obtido através de entidades como a Junior Achievement Bahia (www.jabahia.org.br) que possui uma rede de 124 países e 10 milhões de crianças e jovens atendidos anualmente no mundo, da qual me orgulho em ser o atual Diretor Presidente, e também do Parque Social que tão bem atende milhares de jovens em condições de vulnerabilidade social.
Mas isso é apenas um começo. Do que adianta formar o jovem se ele não tiver ambição de fazer a diferença gerando empregos e criando inovações que mudem a vida de pessoas? Por que não usar a criatividade baiana para soluções necessárias na vida do cidadão? Por que não podem surgir através de jovens empreendedores soteropolitanos mudanças do seu bairro, cidade, estado, país ou mundo nas áreas de educação, saúde, transportes, meio ambiente, segurança?
O Grupo Rede+ (www.gruporedemais.com) desenvolve alguns projetos de desenvolvimento e aceleração de negócios inovadores de impacto social. Programas nacionais e internacionais como Baanko Challenge e Unreasoanble Lab possibilitaram empoderar dezenas de startups com impacto social daqui de Salvador através de mentorias, capacitações e acesso a investidores. Um grande passo foi dado, mas muito precisa ser feito nesta frente!
O cenário empreendedor na cidade está crescendo e melhorando! Tanto no âmbito inovador quanto no âmbito social! Mais e mais pessoas querem mudar a realidade em que vivem! Mais suporte vem sendo oferecido para elas, mas ainda somos poucos, e com poucos recursos e suporte, para o tamanho dos problemas que esta metrópole com 3 milhões de habitantes possui.
Salvador tem potencial para ser reconhecido como um dos maiores centros formadores de negócios de impacto social do país! Temos matéria prima, temos conhecimento dos problemas!
Precisamos de mais sonhos, sonhadores, realizadores, fomentadores, investidores, gestores, transformadores! Precisamos de mais integração, mais suporte e engajamento entre as redes governamentais, privadas e sociais.
Assim construiremos a cidade que queremos para nós e para as gerações que nos seguirão!