Não é nenhuma surpresa dizer que a inovação na saúde é uma tendência, afinal, há anos estamos acompanhando um cenário cada vez mais desenvolvido, tanto em relação ao contato médico-paciente, quanto ao corpo médico e a instituição.
O uso de Big Data, sistemas que integram e apuram dados e monitoramento remoto de paciente são apenas alguns exemplos que ilustram essa realidade.
Com isso, já observamos que os pacientes podem, sim, serem beneficiados pela inovação na saúde, mas… e os profissionais? Como podem ser contemplados?
Os profissionais também têm ganhos incontáveis com novas soluções e recursos tecnológicos que estão sendo disponibilizados!
Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Continue lendo e fique por dentro dos avanços da tecnologia e inovação na saúde!
Desafios e propostas da inovação na saúde
As tecnologias recentes não são benéficas apenas para os profissionais de saúde, elas estão promovendo o bem-estar geral da população.
Hoje em dia temos aplicativos em nossos smartphones que monitoraram a quantidade de exercício físico que fizemos no dia, além da ingestão de calorias. No entanto, os profissionais enfrentam desafios que, muitas vezes, uma abordagem “analógica” não é suficiente para suprir de forma satisfatória e eficiente.
Exemplo disso são as equipes médicas que gastam muito tempo analisando e cruzando informações de pacientes. Para atender a esse problema, temos acompanhado softwares que integram os dados dos pacientes, contemplando desde seus atendimentos de rotina, até atendimentos complementares, como fisioterapêuticos, por exemplo. Essa abordagem multidisciplinar, quando é registrada em um sistema preciso e ágil, passa a otimizar muito mais o tempo de consulta, além de proporcionar uma abordagem médica mais precisa e assertiva.
De modo geral, sabemos que avanços na tecnologia, para qualquer setor, significam comunicação, armazenamento e transferência de dados de forma fácil, ágil e cômoda.
Esses benefícios estão sendo capitalizados pelo setor de saúde, pois talvez seja o que mais tem a ganhar com esses avanços rápidos.
Um dos desafios mais latentes, sobretudo no período que enfrentamos, é oferecer agilidade e precisão nos dados armazenados e computados, para que os diagnósticos e prescrições de tratamentos sejam mais eficazes possível.
Inovação na saúde: tendências e tecnologias
Estamos acompanhando a implementação de muitos recursos que vieram para melhorar e aprimorar a área de saúde. Algumas das principais tendências, em termos de inovação, incluem:
Cuidado e monitoramento remoto
O atendimento remoto ao paciente está resolvendo muitos problemas na área de saúde.
O monitoramento remoto do paciente e a telessaúde são possíveis por meio da tecnologia de videoconferência, big data e tecnologia vestível. Os médicos podem monitorar e diagnosticar pacientes a quilômetros de distância, conversando com eles sobre os sintomas e até mesmo observando questões médicas para tomar uma decisão.
Medicina de precisão
Todo profissional de saúde sabe que nem todos os pacientes são iguais e, em casos específicos, não devem ser tratados clinicamente como tal. A medicina de precisão fornece tratamento de doenças e medidas preventivas com base no ambiente, estilo de vida e composição genética de cada pessoa.
Muitos fatores ambientais e genéticos estão envolvidos na criação de condições específicas, e a medicina de precisão pode ser sugerida com base no diagnóstico e nos testes genéticos moleculares. Esse teste pode ajudar os médicos a tratar e até mesmo prevenir o aparecimento de algumas condições médicas graves, principalmente por meio do sequenciamento do genoma, que pode indicar eventuais mutações de DNA às quais um indivíduo é suscetível.
Sistemas blockchain
Outra tendência de saúde que veremos mais em 2021 e nos próximos anos é nos sistemas de blockchain. Essa nova tecnologia é essencialmente um novo método de armazenar a mesma quantidade de informações digitais de forma que ocupe menos espaço.
Desse modo, é possível distribuir informações digitais sem que elas sejam copiadas. O blockchain foi criado para a moeda digital Bitcoin, no entanto, devido à sua eficiência, as formas em que poderia ser usado em outras plataformas de tecnologia estão se expandindo.
A maneira pela qual os sistemas de blockchain impactarão a saúde no futuro é principalmente em relação à transferência de dados entre os sistemas de saúde de uma forma que os registros médicos eletrônicos não suportam.
Um dos principais problemas dos registros médicos eletrônicos hoje em dia, é quanto à incompatibilidade entre os sistemas de saúde.
Desse modo, abandonar os sistemas centralizados de dados do paciente para os sistemas blockchain pode proporcionar o compartilhamento de dados a um nível totalmente novo!
Case Rede+
A Rede+ realizou um Hackathon no setor de saúde, ajudando as equipes a conseguirem desenvolver soluções tecnológicas e inovadoras no segmento na região do sul do estado da Bahia.
O projeto superou 30 horas de mentoria e premiou 3 equipes, que apresentaram projetos que foram avaliados a partir do ponto de vista de inovação, viabilidade, poder de escala e impacto.
Os principais desafios propostos no evento atenderam aos desafios de Transplante de órgãos; Covid-19 e Pandemias de Dengue e Chikungunya. As equipes tiveram que traçar estratégias a partir de mentorias e orientações gerais.
Essas jornadas promovidas ajudam a construir um cenário inovador, promover impacto na local e regional, além de fomentar uma desenvolvimento por meio do empreendedorismo.
Quer saber sobre os nosso Hackathons? Clique aqui e veja como elaborar uma solução inovadora e tecnologia para o seu negócio!